segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Coimbra de Capa e Batina

Título:
Coimbra de Capa e Batina

Autor: Arminé Nobre
Editora: Atlântida - Livraria Editora, Lda.
Edição: 1ª edição
Volume:  Nº II - Volume I de 1937
Ano: 1945
Dimensões: 21 cm x 15 cm
Nº de páginas: 353 páginas
Encadernação: Encadernado, capa dura, preserva a capa de brochura
Idioma: Português
Estado de conservação: Bom, aparado

Preço:    28,00 €
Referência: 2412024

Sinopse: O segundo volume de Coimbra de capa e batina, é um verdadeiro retrato de uma época e de uma vivência académica.

Carminé Gil Abranches Nobre, natural de freguesia de Vide, do concelho de Seixo, do distrito da Guarda. Em Coimbra, depois de concluir o curso de Magistério Primário, matriculou-se e frequentou o Curso de Ciências Pedagógicas na Faculdade de Letras.

Carmine Nobre foi um estudante com uma presença relevante na Academia do seu tempo, jornalista e escritor que faleceu em 1946, precocemente vitimado por um acidente de viação.

O livro está dedicado AOS MEUS QUERIDOS AMIGOS: Dr. Guilherme de Oliveira, Dr. Ramiro Valadão, Tenente Manuel Delgado e Silva – ESTA LEMBRANÇA ALEGRE DE COIMBRA.

Na Nota com que inicia o texto diz:

Quando em 1937 publiquei o I volume desta obra – que o publico esgotou em pouco tempo – propunha-me escrever a seguir o II volume. 

Já passaram 8 ano sobre esse propósito e só agora esse livro aparece para concluir o documentário alegre e despretensioso que me propus realizar sobre a vida académica de Coimbra. Não perdi com a demora. Durante 8 anos de espera passaram muitos e curiosos factos que agora valorizam a obra de 1937. 

No I volume fiz a advertência de que não existia nas suas páginas, qualquer pretensão de ordem literária. Neste II volume sigo a mesma rota… A nada sacrifico a graça do «dito», do «acontecimento» ou da «partida». De forma alguma. O que se segue é natural e verdadeiro. E é nesta base que o leitor deve principiar a ler este livro.