domingo, 1 de novembro de 2020

Título: A CIA  Contra Angola
Angola – A Guerra Colonial e a Guerra Civil – FNLA, MPLA e Unita – As intervenções estrangeiras
Autor: John Stockwell
Capa: João Carlos Albernaz
Editor: Ulmeiro
Edição: 1ª edição
Ano: 1979 (Setembro)
Nº de páginas: 296
Dimensões: 20,5 cm x 14,5 cm
Estado: Bom

Preço:      40,00 € (Livro raro de difícil aparição no mercado)
Referência: 2011001

Sinopse: O autor foi chefe da CIA em Angola em 1975 e, como tal, relata as suas funções e o papel da Agência na Guerra Civil, que aquela antiga colónia enfrentou com as diversas intervenções estrangeiras. São célebres as fotografias do autor com o líder da FNLA num cruzamento próximo de Luanda, nas vésperas da Independência.
O autor foi o chefe da CIA em Angola em 1975 e, como tal, relata as suas funções e o papel da Agência na guerra civil que aquela antiga colónia enfrentou com as diversas intervenções estrangeiras. São céçebres as fotografias do autor com o lider da FNLA num cruzamento próximo de Luanda, nas vésperas da independência.
 
John Stockweel trabalhou com os seus agentes, na canalização da ajuda financeira e bélica destinada pela CIA e EUA para apoiar a FNLA e a UNITA contra o rival MPLA apoiado pela URSS, o bloco de leste e o contigente expecidionário cubano enviado por Fidel Castro em meados de 1975.
 
Da contra-capa:
"Antes de mais, gostaria de me apresentar. Até ontem era um GS 14 bem sucedido, com 12 anos de serviço na Agência, tendo sido encarregado de sete missões completas entre as quais a de chefe da delegação de Lubumbashi, chefe da base de Bujumbura, funcionário encarregado da província de Tay Ninh no Vietname e chefe da Força Operativa de Angola. O meu ficheiro documenta o que algumas vezes me disseram, que eu podia realisticamente aspirar a posições superiores na administração da Agência.
(...) A minha desilusão foi progredindo ao longo de quatro períodos da minha carreira. Primeiramente, durante três tarefas sucessivas em África entre 1966 e 1977 comecei cada vez mais a pôr em causa o valor e as razões das informações e operações em que tão duramente trabahávamos para as pôr em prática."
Carta de John Stockweel ao director da CIA
 
Do Índice:
 
Nota do autor
Reconhecimento
Prólogo
 
1 - De Saigão a Washington
2 - O programa para Angola
3 - Soldados de infantaria da Política Externa
4 - A Política do pessoal da CIA
5 - Os nossos pouco conhecidos aliados
6 - Kinshasa
7 - Roberto
8 - Savimbi
9 - A guerra a "baixo preço"
10 - Conselheiros, Técnicos e Tropas Estrangeiras
11 - Propaganda e Política
12 - Negócios e dinheiro
13 - Fracasso
14 - CIA versus Congresso
15 - Desvinculação
Post Scriptum
Apêndices