domingo, 14 de novembro de 2021

Festas e Comeres do Povo Português

























Título: Festas e Comeres do Povo Português
Texto: Maria de Lourdes Modesto e  Afonso Praça
Fotografias: Nuno Calvet
Design Gráfico: José Brandão e Teresa Olazabal
Controle de impressão: Gabriel Godoi
Editor: Editorial Verbo
Ano: 1999
Edição: 1ª edição
Nº de volumes: 2 volumes
Nº de páginas: 218 e 222 respetivamente
Dimensões: 31 cm x 23,5 cm
Encadernação: Capa Dura com sobrecapa com badanas
Estado de conservação: Como novos

Preço:      40,00 €  (os 2 volumes)
Referência: 2111014

Sinopse: "Durante os doze meses do ano , há festas para todos os gostos e, se for preciso, inventam-se mais algumas. É um livro altamente valorizado com as fotografias de Nuno Calvet. A par da descrição de cada festividade e da sua origem nos tempos, «Festas e Comeres do Povo Português» apresenta as receitas próprias de cada ocasião. Não faltam aqui as deliciosas sobremesas de Natal, os tradicionais enchidos feitos na matança do porco, as feijoadas, as famosas cabidelas, as sopas, os antiquíssimos doces de ovos e até as modestas mas imprescindíveis castanhas do S. Martinho....
Esta obra segue o calendário das festas cíclicas, começando, no volume I, com a festa de Todos os Santos e terminando no Entrudo, passando pelo S. Martinho e Natal.
Maria de Lourdes Modesto, Afonso Praça e o fotógrafo Nuno Calvet são, desde logo, o selo de garantia de uma obra que fazia falta na nossa literatura gastronómica e etnográfica. Os autores referem na apresentação do livro que não é «Nem conjunto de ensaios, nem recolha de receitas de cozinha, nem álbum de fotografias, (mas que) acaba por ser um pouco de tudo isso». Numa prosa deliciosa, "Festas e Comeres do Povo Português" dá-nos uma visão das festas cíclicas, seguindo-lhes o calendário, dos Santos ao Natal, a matança do porco, o Entrudo, a Páscoa, os Santos Populares, as romarias. As histórias e tradições de norte e a sul, no continente e ilhas, nas cidades ou aldeias. Cada festa com seus usos e costumes, com as suas iguarias, de que nos são dadas também as receitas, que podem ir de um "Caldo de Castanhas" do Alto Douro a umas "Rabanadas do Convento" de Adaúfe, Braga, um "Bucho recheado" da Beira Baixa, uma "Caldeirada de Sesimbra", uns "Caracóis à portuguesa", ou mesmo a "Jeropiga" de Valpaços, Trás-os-Montes. Com um índice remissivo para ajudar à localização. Para comprar para si e também para oferecer aos amigos".