sábado, 21 de fevereiro de 2026

Património Artístico da Ilha da Madeira - "Lampadários"

Título: Património Artístico da Ilha da Madeira
             "Lampadários"
Autor: Luís Peter Clode 
Editor: Junta Geral do Distrito Autónimo do Funchal
Edição: Primeira edição
Ano: 1949
Nº de páginas: 225 páginas
Ilustrações: Profusamente ilustrado
Dimensões: In-8º
Encadernação: Brochado
Idioma: Português
Estado de conservação: Bom

Preço:     60,00 € + despesas de envio
Referência:  2602018

Sinopse: A variedade é grande, como podeis ver nas estampas que se seguem. Apesar dos estilos estarem enquadrados entre os séculos XVI a XIX, há contudo grande interesse artístico no registo de todos esses Lampadários, pois como se pode verificar embora semelhantes, são todos desiguais, desde que reparemos na variedade dos desenhos das cadeias, quartelas, hastes e no cinzelado das cúpulas e reservatórios. (...) " In- Duas Palavras. Com fotografias de Joaquim Figueira e photo-gravuras de Marques Abreu.

A obra "Lampadários - Património Artístico da Ilha da Madeira" é um estudo exaustivo da autoria de Luiz Peter Clode, publicado em 1949 pela Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal.
O livro destaca-se pelos seguintes aspetos: 
Levantamento Patrimonial: Consiste numa recolha detalhada e técnica dos lampadários (peças de iluminação suspensas, frequentemente em prata) existentes nas igrejas da Ilha da Madeira.
Documentação Visual: A obra possui 225 páginas e centenas de ilustrações, incluindo fotografias de Joaquim Figueira e fotogravuras de Marques Abreu.
Foco Artístico: Clode analisa a variedade dos desenhos das cadeias, quartelas, hastes e o cinzelado das cúpulas e reservatórios, notando que, embora semelhantes na função, as peças são todas desiguais na sua ornamentação.
  • Mercador do Tempo
  •  +3
  • Sobre o Autor
    Luiz Peter Clode (1904–1990) foi uma figura central da cultura madeirense no século XX:
    Formação: Engenheiro Mecânico e Eletrotécnico, formado na Universidade do Porto.
    Ação Cultural: Fundou a Sociedade de Concertos da Madeira (1943) e a Academia de Música (1946), que deu origem ao atual Conservatório - Escola das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode.
    Outras Obras: Além de "Lampadários", organizou exposições e catálogos sobre pintura antiga, estampas e ourivesaria sacra da Madeira. Foi também diretor da revista Das Artes e da História da Madeira.