Muito provavelmente nada supera o cheiro de um livro novinho
em folha...
...exceto, talvez, o cheiro de um livro velho.
Que atire a primeira pedra quem nunca foi em uma livraria ou
em uma biblioteca e cheirou as páginas de um livro! Mais do que um hábito, a
prática parece servir como código entre os apaixonados pela leitura. Porém,
mais do que uma tradição, existe muita química por trás do odor que fascina os
leitores, que até já podem contar com um perfume assinado por uma importante
marca com essência do cheiro de livro novo.
Cheirar
A explicação técnica foi desvendada pelo professor Andy
Brunning, que desenvolveu até mesmo um infográfico que detalha a diferença
química entre livros velhos e novos. Segundo o especialista, o cheiro pode
variar conforme os elementos que compõem a obra, como o tipo de papel, a
impressão, a cola utilizada e até a maneira como é cuidado. Na imagem abaixo,
você encontra mais detalhes da diferença e dos principais compostos orgânicos.
Paper Passion é o seu nome e surgiu depois que o editor
alemão Gerhard Steidl revelou que sua fragrância favorita era de um livro que
acabara de ser impresso. Junto com uma perfumista, Geza Schoen, trabalhou para
engarrafar o aroma que tanto o fascina. A dupla reuniu cinco ingredientes –
todos envolvendo tons de madeira. Para a embalagem, claro, nada mais original
do que um livro onde o consumidor também encontra nas suas primeiras páginas
textos de Karl Lagerfeld, Günther Grasse e outros escritores de renome.