domingo, 16 de dezembro de 2018

O Barão

Título: O Barão
Autor: Branquinho da Fonseca
Posfácio: José Régio
Capa: João da Câmara Leme
Colecção: O Livro de Bolso | Série o Livro de Bolso Contemporâneo (Nº 38)
Editora: Portugália Editora
Edição: 4ª Edição
Ano: 1962, Lisboa
Impresão: Composto e impresso na Tip. Leandro, Lda., Lisboa
Estado: Bom

Preço: 7,50 €
Referência: 1812033

Sinopse: "...E ia beberricando sempre, com pequenos intervalos, como se a garganta lhe secasse e tivesse de a ir molhando. A princípio ainda esperei ver surgir alguma pessoa de família, mas conforme iam passando as horas fui compreendendo que aquele solar era apenas o covil do famigerado Barão e seus criados. Em nossa volta, em toda aquela casa que eu adivinhava enorme, com largos corredores sem fim, entre salas mortas, pesava cada vez mais um silêncio que eu nunca tinha sentido: inquietante e ressoante como se a casa estivesse metida dentro de uma cisterna. Ele ia contando histórias do seu tempo de Coimbra, que eu ora ouvia com atenção, ora deixava de ouvir, distraído com qualquer outro pensamento, como fosse, por exemplo, a verdadeira fome que começava a torturar-me..."