domingo, 2 de abril de 2023

O Pôrto

Título: O Pôrto
Autor: Miguel Torga
Editor: Gráfica de Coimbra
Edição: «Desta edição fac-similada imprimiram-se. em Maio de 1995, na Gráfica de Coimbra e com o seu patrocínio, 1000 exemplares, destinados a distribuição gratuita durante a Exposição “Lembrança de Torga”, organizada pela Biblioteca Pública Municipal do Porto». 2.ª tiragem
Ano: 1995 (Maio)
Composto e Impresso: Oficinas da "Atlântida" - Coimbra
Dimensões: 17 cm x 22,3 cm
Nº de páginas:  20
Estado de conservação: Bom

Preço:    12,00 €
Referência: 2304003

Sinopse: ” Eu gosto do Porto. (…) e amo-o de um amor platónico, avivado de ano a ano à passagem para a minha terra natal, quando o Menino Jesus acena lá das urgueiras.

(…)
De vez em quando perco a cabeça, estrago os horários e vou ao Museu Soares dos Reis ver o Pousão, passo pela igreja de S. Francisco, ou meto-me num eléctrico e dou a volta ao mundo, a descer à Foz pela Marginal e a subir pela Boavista. (…)
A velha e livre cidade do Porto (…), é muito velha no meu sangue e na minha consciência.
Quanto a mim, é instinto e compreensão, sabe de há muito que os valores autênticos da vida têm de ser sólidos como a praça da Liberdade e altos como a Torre dos Clérigos. (…)”
 Do Autor: Miguel Torga (São Martinho de Anta, Vila Real, 12/8/1907 – Coimbra, 17/1/1995)
Pseudónimo de Adolfo Correia Rocha.
Um dos mais importantes escritores portugueses do século XX, galardoado com Prémio Camões em 1989, médico.